Jogos na alfabetização
Quais letrinhas estão faltando? - 1º ano
vespertino
Objetivo
geral:
- Reconhecer
as letras do alfabeto que compõem a escrita do nome dos alunos através de sua
imagem.
Objetivos
específicos:
-
Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons das
palavras;
- Compreender a importância
da socialização do conhecimento.
Desenvolvimento:
Na alfabetização os jogos são
agentes fundamentais, pois proporcionam e potencializam a aprendizagem através
do lúdico, permitindo o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Neste
sentido, a educadora Graciela Nercolini desenvolveu seu trabalho através do
jogo “Quais letrinhas estão faltando?” com os alunos do 1º ano vespertino da
escola municipal Perseverança. Assim, foram elaboradas sete cartelas com a
imagem e nome incompleto dos educandos, bem como, envelopes com as letras
faltantes destes nomes. Inicialmente as cartelas foram entregues aos grupos
formados por quatro integrantes, e estes preenchiam os espaços com as letras
existentes nos envelopes, de maneira a completar o nome das crianças.
A partir deste trabalho a turma do
1º ano da escola municipal Perseverança participou do projeto de intercâmbio
entre escolas, enviando este jogo para a turma do 1º ano vespertino da escola
municipal Prefeito João Telles de Campo Erê – SC. Desta forma, houve a
apresentação dos alunos através do lúdico, proporcionando o reconhecimento das
letras do alfabeto com a exploração dos sons das palavras.
0 comentários:
Postar um comentário