Na infância, é natural que
as crianças queiram saber tudo sobre o corpo, porque é o período no qual
ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo humano vai aos
poucos sendo desvendado pela curiosidade. O respeito a si mesmo parte do
conhecimento do próprio corpo, suas capacidades e limitações. Ao se conhecer, a
criança torna-se capaz de relacionar-se com os seres vivos e com o meio
ambiente. Por isso, é de suma importância que o trabalho com o corpo seja
realizado de forma lúdica, concreta e prazerosa na escola.
Descobrir o nosso corpo é
uma tarefa fascinante , podendo se caracterizar como uma fonte de conhecimentos, de atualizações, de habilidades, de construção cognitiva, afetiva e social. Tendo como ponto de partida: o conhecimento de mundo da criança, suas curiosidades, permeadas com conteúdos sobre a importância de nosso corpo, suas funções e saúde.
Desenvolvimento das atividades:
1- Introdução com Cantigas: Fui no mercado; Cabeça/ombro/joelho e pé; A janelinha; entre outras...
2- Roda de conversa sobre o corpo e suas partes;
3- Identificação de suas partes; (Através de quebra-cabeça, traçado do contorno do corpo de um aluno no papel kraft);
4- Exploração do corpo no espaço com brincadeiras no pátio, envolvendo lateralidade, movimento, coordenação motora...
5- No espelho: Explorar a percepção do seu “EU”;
6- Desenho de si próprio;
Leituras de Histórias Literárias.
0 comentários:
Postar um comentário