segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LER, INTERPRETAR E PRODUZIR - 5º ano Matutino- Profª. Loreci Maria Anhaia



ESCOLA PERSEVERANÇA
   PROFESSORA: LORECI MARIA ANHAIA
   PROJETO: LER /INTERPRETAR E PRODUZIR
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 5ªANO “A”
TEMPO ESTIMADO: 8 AULAS


JUSTIFICATIVA:
 Trabalhar com histórias em quadrinhos utilizando-se de texto curto (piada) deve-se ao fato de que se trata de texto que agradam as crianças, através dessas histórias engraçadas encontra-se o modo mais próximo do real da criança As histórias  em  quadrinhos  apresentam  um  caráter  lúdico  e  artístico, misturando texto  imagem, contribuindo para  o  desenvolvimento  de  capacidades  envolvidas  na  leitura  de  textos enriquecendo a percepção dos alunos e incentivando o contato com os livros.

OBJETIVO:
-Reconhecimento da ação comunicativa de uma história em quadrinhos;
-reconhecimento que os Magás são originários do Japão;
-Identificação de que a linguagem corporal e gestual dos personagens indica movimento;
-Percepção da articulação entre linguagem verbal e visual.

1ª MOMENTO: Leitura de histórias em quadrinhos brasileiras, mas desenhadas em estilo mangás (japonês) turma da Mônica jovem;

2ªMOMENTO: Analise e interpretação das histórias lidas;

3ª MOMENTO: Utilizando-se da lousa interativa conteúdo multimídia  do Portal Aprende Brasil analisar com os educandos estrutura das HQS, apresentação das HQS, (formatos, horizontal, vertical e outras formas), elementos das HQS, (linguagem visual, linguagem verbal, relação da narrativa, personagens, espaço e tempo) linguagem das HQS (discurso direto e indireto, balões, onomatopeias e interjeições) e registro dos fatos (desenho, movimento, fisionomia).

4ªMOMENTO: Apresentar aos alunos o seguinte texto (piada e roteiro) e solicitar que elaborem uma história em quadrinhos estilo Mangás;
O bebezinho da casa de Juquinha chorava o dia inteiro. Um dia, não aguentando mais aquele berreiro, o amigo de Juquinha disse-lhe:
- Seu irmão é chato, hein? O menino é chorão!
- Pois eu acho que ele tá certo.
- Certo como?
- Queria ver o que você faria se não soubesse falar, fosse banguela, careca e não conseguisse ficar de pé!
          (Donaldo Buchweitz,org.Piadas para você morrer de rir;Belo Horizonte:Leitura,2001.p.10)
-roteiro para produção da história
-leia com atenção a piada
* Transforme a piadinha numa história em quadrinhos. Siga as instruções:
a) Risque em uma folha de sulfite cinco quadrinhos.
b) Desenhe em cada uma delas uma parte da piadinha, assim:
- no 1º quadrinho, coloque o bebê chorando desesperadamente; use os recursos gráficos que você já estudou (onomatopeia);
- no 2º quadrinho, o bebê chorando, dois garotos olhando para o nenê e um balão com a primeira fala do texto saindo da boca de um dos garotos;
- no 3º quadrinho, somente os dois garotos, e o irmão do bebê, indignado, respondendo;
- no 4º quadrinho, o outro garoto fazendo a pergunta com cara de espanto.
- no 5º quadrinho, a conclusão do irmão do bebê.
Procure mostrar o comportamento das personagens por meio de gestos e da expressão do rosto e use letra de forma e maiúscula.
c) Dê um título à história, incorporando-o ao 1º quadrinho, e pinte os desenhos.

4ªMOMENTO: Expor as histórias produzidas no mural da escola;

5ªMOMENTO: Levar gibis para a sala de aula e distribuir um para cada aluno, solicitar que escolham uma história (episódio) e anotem a sequência da história escolhida como: Qual é a situação inicia? Que fato surge para criar um conflito nessa história? Como esse conflito se desenrola, ou seja, que outros fatos surgem a partir dele? Como esse conflito é solucionado? Como a história termina?

6ªMOMENTO: Leitura, cada aluno deverá ler sua história para os colegas;

7ªMOMENTO: Distribuir jornais para os alunos e solicitar que encontrem a pagina de humor e selecionem uma piada, ou, o aluno poderá criar uma história;

8ªMOMENTO: Ler o texto para os colegas;

9ªMOMENTO: Solicitar que os alunos elaborem seu roteiro e a partir dos conhecimentos adquiridos em histórias em quadrinhos façam a transposição textual, ou seja, elaborem a partir da piada uma história em quadrinhos.


10ªMOMENTO: Compor o gibi da turma.









0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Professor Michel A. Bohnenberger