quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MASCOTE DA TURMA - 1º Ano

MASCOTE DA TURMA
1º ano - vespertino
Objetivo geral:
- Desenvolver a linguagem oral, escrita e artística dos educandos.

Objetivos específicos:
- Proporcionar noções de responsabilidade e cuidado com os materiais apresentados;
- Incentivar e promover a afetividade, construção de valores;
- Promover a interação entre a família e escola;
- Utilizar o diário que acompanha o mascote como gênero textual a ser desenvolvido pelos educandos;
- Desenvolver a leitura e escrita.

Desenvolvimento:

            Inicialmente a educadora Graciela Nercolini apresentou para a turma do 1º ano vespertino um urso de pelúcia (sapo) propondo que este representasse o mascote esta turma como mascote. Após mostrá-lo deixou que todos os alunos o tocassem para sentir sua textura, dizendo que durante algum tempo cada aluno poderia levar o ursinho para sua casa durante a semana. Desta forma, o ajudante do dia leva o ursinho para casa e com o auxílio de sua família registra em forma de texto e desenhos a convivência com este mascote e no início da semana apresenta suas produções para a turma.

Através deste projeto, além dos objetivos propostos outros itens podem ser desenvolvidos na língua portuguesa e matemática, como trabalhar o nome das crianças em ordem alfabética, identificação do próprio nome, quantos alunos faltam para levar o ursinho, quantos já levaram, que dia da semana estarão juntos, quantos dias faltam para o próximo aluno levar, quantos dias o mascote ficará na casa do colega. Além disso, questões referentes aos cuidados de higiene com este ursinho, o seu manuseio, se precisará ser lavado, como mantê-lo limpinho, os combinados que deverão ser cumpridos ao levarem o mascote para suas casas.

Portanto, através deste trabalho, a educadora está efetivando o desenvolvimento de seus objetivos através de um trabalho lúdico, divertido que desperta a criatividade e imaginação dos educandos. Algumas imagens podem ser observadas no espaço abaixo:
























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Desenvolvido por Professor Michel A. Bohnenberger