terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atividades realizadas pelo 5º ano B da Professora Janaina.


Literatura popular em verso: Cordel
Alunos do 5º ano B, da Escola Perseverança estudam sobre o gênero literário nordestino que se tornou patrimônio cultural do País.

Por Janaína Luginieski
Vocês já ouviram falar em cordel? Foi com essa pergunta que iniciei a aula sobre o gênero literário popular no Nordeste, que se tornou patrimônio cultura no Brasil.
Tudo começou em Portugal, onde era comum encontrar folhetos pendurados em cordas e barbantes para venda em meados do século XVI. Aqui, a literatura popular em verso começou a ser divulgada em 1893 pelo paraibano Leandro Gomes de Barros.
Caracterizado por uma linguagem e escrita informal, o cordel foi diferenciado do repente por ser passado para o papel. Porém, esse gênero popular não deixa de ter suas formalidades, pois seus textos, assim como outras formas literárias, seguem um conjunto de rimas, métricas e orações.
Após breve explicação histórica sobre o gênero, meus alunos do 5º ano B, da Escola Perseverança, de Marmeleiro, foram se interessando pelo assunto e logo viram a semelhança com a poesia, já conhecida por eles, lembraram também do famoso filme “O Alto da Compadecida”, assim como da novela “Cordel Encantado”.
Os versos do cordel são feitos sobre aventura, religião, sátira, relatos ou de qualquer tema, normalmente sobre a cultura sertaneja. Porém, a ideia passada à turma foi a da escrita de acordo com a vivência de cada um, ou seja, seguindo a nossa cultura.
Após conhecerem o gênero por meio de leituras, vídeos e imagens, foi a vez de produzirem seus próprios cordéis. A turma foi dividida em trios e textos cheios de criatividades foram criados por eles.

Xilogravura
Os cordéis são acompanhados de lindas imagens em xilogravura, técnica de gravura em madeira que é passada como um carimbo para o papel com tinta, normalmente, preta. Os alunos ilustraram seus escritos substituindo a madeira pelo isopor. A técnica rendeu ilustrações semelhantes às encontradas nos versos estudados e, assim como antigamente, os cordéis do 5º ano B foram expostos pendurados em barbantes na sala de aula.

















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