terça-feira, 23 de abril de 2019

Atividade reforça a importância do Hino Nacional Brasileiro - 5º ano B


Atividade reforça a importância do Hino Nacional Brasileiro
Entender o significado do poema que se tornou oficialmente hino faz com que alunos entendam também parte da história do nosso País.

Mês de abril é marcado por muitas datas comemorativas, o Livro Infantil (18), Dia do Índio (19), de Tiradentes (21), do Descobrimento do Brasil (22), e neste ano também as atividades escolares voltadas à Páscoa. Além dessas datas, os alunos do 5º ano B, da Escola Municipal Perseverança, Marmeleiro, de regência da professora Janaína Luginieski, desenvolveram durante a segunda semana do mês atividades voltadas ao Dia Nacional do Hino Brasileiro, celebrado em 13 de abril.
Pensando na complexidade da letra do nosso hino nacional, principalmente paras as crianças, e aproveitando essa data comemorativa, a professora teve a iniciativa em trabalhar minuciosamente todo o significado desse poema, além de reforçar o motivo e a importância quando o cantamos. Os alunos ouviram, leram e marcaram todas as palavras desconhecidas, fizeram uso do dicionário para entender o contexto de cada uma delas na letra do hino e depois reescreveram uma a uma das estrofes por meio de um vocabulário mais conhecido, sem deixar de lado seu real significado.
A parte histórica também foi lembrada. As duas turmas entenderam que nosso hino é um poema, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e que mais tarde teve sua composição musical feita por Francisco Manuel da Silva, sendo tocado e considerado “nacional” pela primeira vez em 13 de abril de 1831.
Após todo estudo, interpretação e reescrita os alunos usaram a criatividade para ilustrar as estrofes do Hino Nacional Brasileiro. A atividade ficou memorizada em cada um desses alunos, e com certeza toda vez que ouvirem e cantarem o Hino Nacional lembrarão que ele também marca parte de nossa história, devendo ser respeito e jamais esquecido.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Professor Michel A. Bohnenberger