HISTORIA EM QUADRINHOS
FOLCLORE BRASILEIRO
3º ANO B
História em quadrinhos são narrativas contadas a partir
de uma estrutura que utiliza desenhos, envolvendo elementos como personagens,
tempo, espaço e acontecimentos organizados em sequência. A expressão verbal
normalmente é apresentada em forma de balões, legendas, onomatopeias e
interjeições.
Este estilo literário possibilita a exploração dos mais
variados tipos de assuntos, assim, os educandos do 3º ano B da escola municipal
Perseverança – EIEF da professora Graciela Nercolini desenvolveram um projeto
de produção de histórias em quadrinhos a partir de atividades existentes no
material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil da editora Positivo e da
leitura e releitura do gibi Você sabia?
Folclore de Maurício de Souza com o objetivo de compreender o que é
história em quadrinhos, suas principais características, personagens,
utilizando seus principais recursos para a criação de novas histórias em
quadrinhos a partir de algumas lendas do folclore brasileiro, bem como,
compreender o significado do folclore, desenvolvendo habilidades de leitura,
escrita e interpretação.
Inicialmente
a educadora apresentou slides sobre a biografia de Maurício de Souza, bem como seus principais
personagens, e características: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Mauricio_de_Sousa, https://pt.slideshare.net/adriana.25/personagens-presentation?qid=79cde3d5-4e35-44d4-beed-4717fc9c5779&v=&b=&from_search=11, https://pt.slideshare.net/alicenogueirarezende/gnero-textual-histrias-em-quadrinhos.
Na sequência os educandos realizaram a leitura do gibi
proposto identificando manifestações do folclore brasileiro, e seus principais
personagens através do site http://www.espacoeducar.net/2009/07/aprendendo-mais-sobre-o-folclore-com.html.
Em seguida, grupos foram formados
para realizar a leitura e produção de novas histórias em quadrinhos a partir de
lendas do folclore brasileiro apresentadas pela turma da Mônica nos endereços
eletrônicos abaixo , dentre elas: Boitatá, Curupira, Lobisomem, Caipora,
Saci-pererê, Iara, Mula sem cabeça.
1.
Curupira
2.
Boitatá
3.
Mula sem cabeça
4.
Lobisomem
5.
Iara
6.
Saci Pererê
Neste momento de produção alguns questionamentos foram
realizados, dentre eles: Aonde a
história vai se passar? Quem vai fazer parte da história? O que vai acontecer
com os personagens? Como resolver a situação? Como tudo terminou?
O resultado deste trabalho foi a Maleta do folclore que será encaminhada a escola municipal Irmão
Cirilo da cidade de Francisco Beltrão – PR. Nesta maleta há também um
jogo da memória das lendas trabalhadas utilizando tampas de material reciclável
e todos estes personagens colados em palitos. Podemos
observar o resultado das produções nas imagens no link Abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário