Cartão-postal - 4º ano Matutino
Objetivo
geral:
- Compreender e localizar as
principais características deste gênero textual.
Objetivos
específicos:
- Desenvolver habilidades de
leitura e escrita;
- Localizar informações do
espaço geográfico observado;
- Produzir cartões-postais
possibilitando o intercâmbio entre escolas.
Desenvolvimento:
Para Benjamin (1993) os
cartões postais retratam alguma curiosidade de um lugar. Observá-los é uma
oportunidade de nos aproximarmos daquele lugar por via de uma paisagem, um
monumento, uma obra de arte. Os cartões postais também podem trazer recordações
dos lugares visitados, histórias de situações vividas, comentários, ou seja,
são disparadores de narrativas e podem provocar momentos de ouvir e contar
histórias e de criar elos de coletividade entre narradores e ouvintes.
Partindo
destes pressupostos, a educadora Graciela Nercolini desenvolveu seu trabalho o
gênero textual cartão-postal com a turma do 4º ano matutino da Escola Municipal
Perseverança. Inicialmente organizou uma roda de conversa para observar o
conhecimento prévio das crianças em relação a este assunto, em seguida,
diferentes cartões postais foram entregues aos educandos para que pudessem
observar e refletir suas principais funções e características. Na sequência, foi
solicitado que confeccionassem cartões-postais para serem entregues aos colegas
da turma a partir de um tema escolhido coletivamente “Nossa escola”, observando
aspectos importantes como: remetente, destinatário, local, data de envio,
imagens, texto e selo.
Desta forma, houve a apresentação,
explicação e exemplificação deste gênero textual possibilitando a confecção
coletiva de um novo cartão-postal (através de imagens dos principais pontos
turísticos do município de Marmeleiro – PR) para ser enviado ao 4º ano matutino
da Escola Municipal Prefeito João Telles Padilha localizada no município de
Campo Erê – SC. Nesta perspectiva, esta proposta explorou e
possibilitou o desenvolvimento da leitura e escrita como algo interessante e
relevante a vida dos educandos. O resultado
obtido foi o seguinte:
Bibliografia:
BENJAMIN,
Walter. Rua de Mão Única: extratos. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a
criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus Editorial, 1984. BENJAMIN,
Walter. O Narrador. in: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e
política. São Paulo: Brasiliense, 1993, p.197-221.
0 comentários:
Postar um comentário