segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cartão-postal - 4º ano Matutino

Cartão-postal - 4º ano Matutino
Objetivo geral:
- Compreender e localizar as principais características deste gênero textual.

Objetivos específicos:
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Localizar informações do espaço geográfico observado;
- Produzir cartões-postais possibilitando o intercâmbio entre escolas.

Desenvolvimento:

Para Benjamin (1993) os cartões postais retratam alguma curiosidade de um lugar. Observá-los é uma oportunidade de nos aproximarmos daquele lugar por via de uma paisagem, um monumento, uma obra de arte. Os cartões postais também podem trazer recordações dos lugares visitados, histórias de situações vividas, comentários, ou seja, são disparadores de narrativas e podem provocar momentos de ouvir e contar histórias e de criar elos de coletividade entre narradores e ouvintes.
Partindo destes pressupostos, a educadora Graciela Nercolini desenvolveu seu trabalho o gênero textual cartão-postal com a turma do 4º ano matutino da Escola Municipal Perseverança. Inicialmente organizou uma roda de conversa para observar o conhecimento prévio das crianças em relação a este assunto, em seguida, diferentes cartões postais foram entregues aos educandos para que pudessem observar e refletir suas principais funções e características. Na sequência, foi solicitado que confeccionassem cartões-postais para serem entregues aos colegas da turma a partir de um tema escolhido coletivamente “Nossa escola”, observando aspectos importantes como: remetente, destinatário, local, data de envio, imagens, texto e selo.

            Desta forma, houve a apresentação, explicação e exemplificação deste gênero textual possibilitando a confecção coletiva de um novo cartão-postal (através de imagens dos principais pontos turísticos do município de Marmeleiro – PR) para ser enviado ao 4º ano matutino da Escola Municipal Prefeito João Telles Padilha localizada no município de Campo Erê – SC. Nesta perspectiva, esta proposta explorou e possibilitou o desenvolvimento da leitura e escrita como algo interessante e relevante a vida dos educandos. O resultado obtido foi o seguinte:




Bibliografia:
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única: extratos. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus Editorial, 1984. BENJAMIN, Walter. O Narrador. in: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993, p.197-221.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Professor Michel A. Bohnenberger