Com o
objetivo de consolidar reflexões importantes com os educandos sobre a
conscientização de aspectos linguísticos, os alunos do 2º ano matutino da
professora Graciela Nercolini exploram semanalmente o alfabeto móvel nas aulas
de Língua Portuguesa através de diferentes produções, entre elas, análise e
construção de palavras observando quantidade de letras, letra inicial, a
formação de nomes próprios, associação de objetos com palavras, observação dos
aspectos sonoros das letras, o reconhecimento da forma e posição das letras
maiúsculas e minúsculas, contagem das letras e sílabas das palavras, jogo da
memória, bingo de letras e palavras.
Desta
forma, individualmente ou em grupo, os educandos visualizam o que estão
escrevendo, tendo a oportunidade de criar hipóteses sobre a escrita e
consequentemente sobre a leitura, movendo, adicionando ou retirando letras para
a formação de palavras, estimulando e proporcionando a assimilação da escrita e
aquisição de vocabulário. Outro fator importante, é que o uso do alfabeto móvel
também facilita o traçado adequado das letras, proporcionado consciência
fonológica das produções realizadas.
0 comentários:
Postar um comentário