segunda-feira, 6 de julho de 2015

EXPLORANDO O ALFABETO MÓVEL – 2º ANO MATUTINO.

Com o objetivo de consolidar reflexões importantes com os educandos sobre a conscientização de aspectos linguísticos, os alunos do 2º ano matutino da professora Graciela Nercolini exploram semanalmente o alfabeto móvel nas aulas de Língua Portuguesa através de diferentes produções, entre elas, análise e construção de palavras observando quantidade de letras, letra inicial, a formação de nomes próprios, associação de objetos com palavras, observação dos aspectos sonoros das letras, o reconhecimento da forma e posição das letras maiúsculas e minúsculas, contagem das letras e sílabas das palavras, jogo da memória, bingo de letras e palavras.

Desta forma, individualmente ou em grupo, os educandos visualizam o que estão escrevendo, tendo a oportunidade de criar hipóteses sobre a escrita e consequentemente sobre a leitura, movendo, adicionando ou retirando letras para a formação de palavras, estimulando e proporcionando a assimilação da escrita e aquisição de vocabulário. Outro fator importante, é que o uso do alfabeto móvel também facilita o traçado adequado das letras, proporcionado consciência fonológica das produções realizadas.  












0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Professor Michel A. Bohnenberger