ESCOLA
PERSEVERANÇA
PROFESSORA: LORECI MARIA ANHAIA
PROJETO: LER /INTERPRETAR E PRODUZIR
HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS 5ªANO “A”
TEMPO
ESTIMADO: 8 AULAS
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com histórias
em quadrinhos utilizando-se de texto curto (piada) deve-se ao fato de que se
trata de texto que agradam as crianças, através dessas histórias engraçadas
encontra-se o modo mais próximo do real da criança As histórias
em quadrinhos apresentam um caráter lúdico
e artístico, misturando texto imagem, contribuindo
para o desenvolvimento de capacidades
envolvidas na leitura de textos enriquecendo a
percepção dos alunos e incentivando o contato com os livros.
OBJETIVO:
-Reconhecimento da ação comunicativa de uma história em
quadrinhos;
-reconhecimento que os Magás são originários do Japão;
-Identificação de que a linguagem corporal e gestual dos
personagens indica movimento;
-Percepção da articulação entre linguagem verbal e visual.
1ª
MOMENTO: Leitura de histórias em quadrinhos brasileiras, mas
desenhadas em estilo mangás (japonês) turma da Mônica jovem;
2ªMOMENTO:
Analise e interpretação das histórias lidas;
3ª
MOMENTO: Utilizando-se da lousa interativa conteúdo multimídia do Portal Aprende Brasil analisar com os
educandos estrutura das HQS, apresentação das HQS, (formatos, horizontal,
vertical e outras formas), elementos das HQS, (linguagem visual, linguagem
verbal, relação da narrativa, personagens, espaço e tempo) linguagem das HQS
(discurso direto e indireto, balões, onomatopeias e interjeições) e registro
dos fatos (desenho, movimento, fisionomia).
4ªMOMENTO:
Apresentar aos
alunos o seguinte texto (piada e roteiro) e solicitar que elaborem uma história
em quadrinhos estilo Mangás;
O
bebezinho da casa de Juquinha chorava o dia inteiro. Um dia, não aguentando
mais aquele berreiro, o amigo de Juquinha disse-lhe:
- Seu irmão é chato, hein? O menino é chorão!
- Pois eu acho que ele tá certo.
- Certo como?
- Queria ver o que você faria se não soubesse falar, fosse banguela, careca e não conseguisse ficar de pé!
- Seu irmão é chato, hein? O menino é chorão!
- Pois eu acho que ele tá certo.
- Certo como?
- Queria ver o que você faria se não soubesse falar, fosse banguela, careca e não conseguisse ficar de pé!
(Donaldo Buchweitz,org.Piadas para você morrer de rir;Belo
Horizonte:Leitura,2001.p.10)
-roteiro
para produção da história
-leia
com atenção a piada
* Transforme a piadinha numa
história em quadrinhos. Siga as instruções:
a) Risque em uma folha de sulfite cinco quadrinhos.
b) Desenhe em cada uma delas uma parte da piadinha, assim:
- no 1º quadrinho, coloque o bebê chorando desesperadamente; use os recursos gráficos que você já estudou (onomatopeia);
- no 2º quadrinho, o bebê chorando, dois garotos olhando para o nenê e um balão com a primeira fala do texto saindo da boca de um dos garotos;
- no 3º quadrinho, somente os dois garotos, e o irmão do bebê, indignado, respondendo;
- no 4º quadrinho, o outro garoto fazendo a pergunta com cara de espanto.
- no 5º quadrinho, a conclusão do irmão do bebê.
Procure mostrar o comportamento das personagens por meio de gestos e da expressão do rosto e use letra de forma e maiúscula.
c) Dê um título à história, incorporando-o ao 1º quadrinho, e pinte os desenhos.
a) Risque em uma folha de sulfite cinco quadrinhos.
b) Desenhe em cada uma delas uma parte da piadinha, assim:
- no 1º quadrinho, coloque o bebê chorando desesperadamente; use os recursos gráficos que você já estudou (onomatopeia);
- no 2º quadrinho, o bebê chorando, dois garotos olhando para o nenê e um balão com a primeira fala do texto saindo da boca de um dos garotos;
- no 3º quadrinho, somente os dois garotos, e o irmão do bebê, indignado, respondendo;
- no 4º quadrinho, o outro garoto fazendo a pergunta com cara de espanto.
- no 5º quadrinho, a conclusão do irmão do bebê.
Procure mostrar o comportamento das personagens por meio de gestos e da expressão do rosto e use letra de forma e maiúscula.
c) Dê um título à história, incorporando-o ao 1º quadrinho, e pinte os desenhos.
4ªMOMENTO: Expor as histórias
produzidas no mural da escola;
5ªMOMENTO: Levar
gibis para a sala de aula e distribuir um para cada aluno, solicitar que
escolham uma história (episódio) e anotem a sequência da história escolhida
como: Qual é a situação inicia? Que fato surge para criar um conflito nessa
história? Como esse conflito se desenrola, ou seja, que outros fatos surgem a
partir dele? Como esse conflito é solucionado? Como a história termina?
6ªMOMENTO:
Leitura, cada aluno deverá ler sua história para os colegas;
7ªMOMENTO:
Distribuir jornais para os alunos e solicitar que encontrem a pagina de humor e
selecionem uma piada, ou, o aluno poderá criar uma história;
8ªMOMENTO: Ler o
texto para os colegas;
9ªMOMENTO:
Solicitar que os alunos elaborem seu roteiro e a partir dos conhecimentos
adquiridos em histórias em quadrinhos façam a transposição textual, ou seja,
elaborem a partir da piada uma história em quadrinhos.
10ªMOMENTO: Compor o gibi da turma.
0 comentários:
Postar um comentário