A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento. Seguindo este raciocínio o estímulo da musica deve existir desde cedo, afim de criar uma cultura musical nas crianças e com isso estimular todos os benefícios que ela promove ao ser humano.
Desta forma, a Escola Perseverança já realiza à alguns anos o festival de música, que tem como objetivo estimular o aumento da cultura musical das crianças, bem como superar a dificuldade de se apresentar em público. A dificuldade de comunicação é algo muito presente entre os adultos. Este tipo de atividade contribui para que estas crianças consigam enfrentar diversas situações, perdendo a timidez conseguindo expondo suas ideias em público, além é claro de descobrir novos talentos musicais.
Ao todo foram mais de 70 apresentações, nos períodos matutino e vespertino, com um nível muito alto. Vale ressaltar que os alunos decidiram se gostariam ou não de participar do festival, e tiveram que participar de uma pré seleção, pois não havia tempo suficiente para todas as apresentações. As apresentações foram divididas em duas categorias, uma para os alunos da Pré-escola, 1º ano e 2º ano, e uma segunda categoria para os alunos do 3º, 4º e 5º ano. Confira a classificação final:
Matutino
Categoria 01
1º Lugar: Izabelli L. Anzolin
2º Lugar: Nicollas J. de Araujo Inacio
3º Lugar: Maria Vitoria F. dos Santos
Categoria 02
1º Lugar: Eduarda Machado Mendes
2º Lugar: Amanda S. Lima e Kevilli da Silva
3º Lugar: Raquel Todorovski e Vithória Kern
Vespertino
Categoria 01
1º Lugar: Kellvin A. Eliseu Barroso
2º Lugar: João Gabriel D. Kusinski
3º Lugar: Maria Rosa Cavalli da Silva
1º Lugar: Giovana Tancon
2º Lugar: Bruna Ramos
3º Lugar: Ana Caroline Chagas Nicolau